DENERu

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Criado em 1956 no Governo Juscelino Kubitschek, por sugestão do então Ministro da Saúde, Mário Pinotti, substituindo o Departamento da Malária, o Departamento Nacional de Endemias Rurais-DENERu tinha como finalidade englobar todas as endemias que assolavam o país, a fim de facilitar o seu combate e a sua erradicação. Promovia ainda a educação sanitária dos habitantes da zona rural, instruindo-os e ensinando-os a se defenderem contra as epidemias. Aqui foi instalado em 15 de julho de 1957.

Em 1971 existiam onze setores no Estado, incluindo o daqui, que comandava 27 municípios a saber: Abadia dos Dourados, Arapuá, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Guarda-Mor, Guimarânia, Iraí de Minas, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Monte Carmelo, Patrocínio, Presidente Olegário, Paracatu, Rio Paranaíba, Santa Rosa, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Unaí e Vazante.

O primeiro médico-chefe que instalou o setor foi o Dr. Emilio Castelar, que aqui permaneceu até 1962, passando a chefia para o Dr. Adelardo Baeta Neves. Entre as diversas atuações realizadas pelo órgão, a principal delas foi o diagnóstico da Doença de Chagas e o combate às verminoses. Referindo à Doença de Chagas, os médicos Paulo José de Amorim e Antônio Paulo Ximenes de Morais, num estudo realizado em 1963, num total de 1701 escolares da zona rural, constataram a mais alta positividade nas crianças que habitavam casebres de pau a pique; e, por Distrito, a maior positividade “foi no de Bonsucesso, Distrito que fica como que isolado, sem meio de comunicação suficiente, nem mesmo até à sede do Município”. E o de menor positividade foi o Distrito de Santana.

Em razão disso, o combate ao barbeiro era agressivo, pulverizando com inseticidas as residências rurais e objetivando intensa campanha contra as verminoses, sobretudo no ambiente escolar. O nosso setor, para atender a esta campanha, possuía um bem montado laboratório para exame de fezes e fazia a medicação, gratuita, distribuindo vermífugos e ferruginosos. Por isso, a sua influência maior se encontrou na população infantil escolar.

Com a extinção do Departamento da Malária, o combate a este mal ficou sob a jurisdição do DENERu. Mas, dentro de algum tempo, sentiu-se a necessidade de recriar um setor que abrangesse exclusivamente à erradicação da malária. Veio então a Campanha de Erradicação da Malária-CEM. E, em 1963, instalou-se em Patos de Minas um Distrito, em cuja sede depois passou a funcionar o setor do DENERu. A sua atuação era muito vasta, abrangendo todo o Alto Paranaíba e a zona de Paracatu. Em 1968, no entanto, criou-se o Distrito de Paracatu e o de Patos de Minas foi transferido para Uberaba, ficando o nosso Município subordinado ao novo Distrito de Paracatu.

A sede do DENERu funcionou primeiramente até 1.º de julho de 1969 na Praça Dom Eduardo, 231, transferindo-se naquela data para a então sede da Campanha de Erradicação da Malária-CEM, à Rua Dr. Marcolino, 1150.

* Fonte: Patos de Minas: Capital do Milho, de Oliveira Mello.

* Foto: Slideplayer.com.br.

Compartilhe