Através da Lei Estadual nº 1.643, de 06 de setembro de 1957, sancionada pelo então Governador de Minas Gerais Senhor José Francisco Bias Fortes, foi criada a Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais – CASEMG, Sociedade de Economia Mista, tendo como objetivo atender a demanda e falta de locais para armazenamento de produtos agrícolas. A partir de 1958, sob a administração do Senhor Fidelcino Vianna de Araújo Filho, primeiro presidente da Companhia, deu-se início a expansão da CASEMG com novas unidades municipais. Foi neste ano, no dia 15 de março, que a CASEMG-Patos de Minas iniciou suas atividades na Rua Rui Barbosa, entre Major Gote e Dr. Marcolino, onde hoje funciona a COOPATOS. A partir do ano de 1973, com a aprovação do BNDES e sob a supervisão do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, deu-se início ao 1º projeto de modernização da CASEMG, visando à redução de custos com armazenagem de produtos ensacados, e à carência de espaço físico para formação de estoques no estado de Minas Gerais. Novas edificações com silos de alvenaria e metálicos foram construídas em extensa área que hoje é um quarteirão entre as ruas Dona Luiza, Rio Grande do Norte, Barão do Rio Branco e Mato Grosso, no Bairro Cristo Redentor. Neste endereço, a empresa funcionou até 11 de março de 2016, quando foi transferida para a Rodovia BR-354, na saída para Presidente Olegário¹.
NOTA: Em 2020 o Governo Estadual encerrou as atividades da CASEMG em Patos de Minas. Leia “Abandonado, Armazém da CASEMG é Depredado”.
* 1: A unidade (terreno com área de 16.700 m²) foi a Leilão Presencial/Online nº 005/2015 e Processo Licitatório nº 113/2015. O lance inicial do imóvel foi de R$ 6.760.000,00. Não foi possível saber o valor da negociação. Venceu o Grupo ABC.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Fontes: Casemg.gov.br e Fábio T. Vinhal (Gerente Operacional).
* Foto: Arquivo da CASEMG.