Preste bem atenção no mapa do distrito de Santana de Patos e veja como é rica a sua hidrografia. Ele faz parte da bacia do Rio Paraná e é cortado pelo Rio Paranaíba rumo norte-sul. Grande parte do Paranaíba é divisa natural entre o distrito e o município de Lagoa Formosa.
O Rio Paranaíba, dentro do distrito, tem como principais afluentes:
À esquerda: Ribeirão das Pitas, Córrego do Barreiro, Ribeirão das Contendas, Rio Espírito Santo, Ribeirão Quebra Rabo.
À direita: Ribeirão da Extrema e Córrego da Temperança.
O Rio Espírito Santo é um dos principais do distrito e o corta de oeste rumo leste. É o maior afluente do Paranaíba, desaguando na sua margem esquerda, dentro do próprio distrito. Na região centro noroeste é divisa natural do município de Patos de Minas com o de Guimarânia. Tem como afluentes, à margem esquerda: Ribeirão da Fortaleza e Córrego Martins e, à direita, o Córrego do Cortume.
O distrito de Santana de Patos é constituído de terrenos bastante planos, o que, hoje, muito facilita a exploração da agricultura.
No seu relevo, destacam-se a Serra da Picada no noroeste, divisa com o município de Guimarânia e o Morro do Pião, no extremo sudeste, marco de divisão dos municípios de Patos de Minas, Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba.
As terras do distrito estão numa média de850 metrosde altura em relação ao nível do mar.
* Fonte: Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.