TRILHAS DE MINAS DE APARÍCIO RIBEIRO, AS

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

TRILHAS DE MINASCausos, moda de viola, cantoria e música instrumental e interatividade com o público. São estes os ingredientes do show Trilhas de Minas, do cantor, compositor e violeiro Aparício Ribeiro, que aconteceu no dia 30 de outubro, às 20h30, no Teatro Municipal Leão de Formosa, em Patos de Minas. Sucesso de crítica por onde passou o espetáculo é um misto de bate-papo e cantoria, enredo que tem a chancela do artista considerado um dos melhores instrumentistas do País. Trilhas de Minas é o nome de uma música de Aparício Ribeiro gravada num de seus CDs.

No espetáculo, que contou com a presença dos músicos patenses Junin Martins (Lascadões), Eduardo Barcelos (Dunga) e Wilmar Carvalho, o violeiro interpretou composições autorais e de artistas renomados, como Almir Sater e Tião Carreiro. “Esse show não tem um publico específico. Temos visto na plateia em outras cidades pessoas apreciadoras e que prestigiam as apresentações do gênero. Em sentido universal, gente de todas as idades interessadas na nossa cultura caipira”, explica o artista.

O show Trilhas de Minas reporta-se ao homem do campo na sua maneira de viver, seus amores, sua simplicidade, seu ambiente; à natureza, e a temas abstratos como a felicidade e a saudade. “O artista da viola tem por ofício a obrigação de difundir divulgar a cultura popular brasileira, por intermédio da autêntica música caipira, com seus vários ritmos e peculiaridades”, sentencia Aparício Ribeiro. “Este show, Trilhas de Minas, busca justamente o resgate das mais significativas páginas do cancioneiro mineiro”, poetiza o artista.

Aparício Ribeiro é conhecido pela atuação na remição e valorização da música caipira/regional brasileira. Nascido em Patos de Minas e vivendo no Distrito Federal há mais de 30 anos, o músico foi fundador e primeiro presidente do Clube do Violeiro Caipira de Brasília, entidade sem fins lucrativos que objetiva a valorização da verdadeira música caipira e folclórica. Foi co-produtor e co-apresentador do programa “Violas e Violeiros”, levado ao ar pela Rádio Cultura FM-100,9 – Brasília. O trabalho dele tem fortes raízes na exuberância rítmica da música matuta, fato que lhe rende admiração e parcerias de amigos como Zé Mulato e Cassiano.

* Fonte: Texto de Bonna Morais publicado com o título “Uma Viola pelas trilhas de Minas Gerais” e subtítulo “Violeiro Aparício Ribeiro traz à Patos show de sucesso em outras cidades” na edição de 24 de outubro de 2015 do jornal Folha Patense.

* Foto: Bonna Morais.

Compartilhe