Em dezembro de 1944, a Professora Madalena esboçou uma carta que, depois de revisada, foi mimeografada e endereçada aos pais dos alunos de sua Escola. Naquele tempo, a cidade se chamava Guaratinga¹, de acordo com o decreto n.º 1.058, de 31 de dezembro de 1943. Era uma orientação sobre nova metodologia da prova de admissão do primário para o ginasial.
Guaratinga, 10 de dezembro de 1944.
Exmo Sr.
Saudações
Venho comunicar-lhe que, a partir do próximo ano de 1945, o curso primário desta Escola passará a ter uma organização diferente da que tem sido mantida.
Assim é que no 4º ano primário, além de ser ministrada a matéria de acordo com os programas oficiais, será feita paralelamente uma preparação especial, destinada a habilitar os candidatos a prestar exame de admissão no ginásio local².
Os alunos do 4º ano, em vez, portanto, de prestarem exame final do curso primário no Grupo Escolar Marcolino de Barros, prestarão exame de admissão à 1ª série do Ginásio Municipal Benedito Valadares³.
A vantagem é grande. Como se sabe, o certificado de conclusão do 4º ano não dá direito à matrícula nem nas escolas normais, nem nos ginásios. Em ambos os casos o candidato é obrigado a novo…
…exame. Ao passo que, prestando exame de admissão ao ginásio e recebendo o respectivo certificado, está habilitado a se matricular sem mais exigências, no 1º ano do Curso de Adaptação da Escola Normal ou na 1ª série do Ginásio.
Destarte evitaremos a prestação de dois exames sucessivos para os nossos alunos de 4º ano primário [e principalmente evitaremos incidentes desagradáveis que muito nos tem…]4 dando-lhes com um só exame um documento de mais valor.
Quaisquer esclarecimentos a respeito poderão ser fornecidos muito prazerosamente nesta Escola.
Sirvo-me da oportunidade para, agradecendo a preferência que nos tem dado, renovar-lhe os protestos de estima e consideração.
Madalena Maria de Melo.
* 1: Leia “O Dia Em Que Patos Deixou De Ser Patos 1 e 2”.
* 2 e 3: “Ginásio Municipal de Patos”.
* 4: Dona Madalena fez menção a incidentes desagradáveis. Interessante é que ela riscou a frase e, pena, não ficamos sabendo a que incidentes desagradáveis ela se referia.
* Fonte: Arquivo de Sebastião Cordeiro de Queiroz.