INÁCIA MARIA DA COSTA – FALECIMENTO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Repercutiu dolorosamente, em Sant’Ana de Patos, e nesta cidade, a infausta noticia do falecimento de d. Inacia Maria da Costa naquela Vila, no dia 21 do corrente.

Senhora dotada das mais peregrinas virtudes mineiras, da mais completa formação espiritual catolica, a extinta deixa um vacuo profundo em nosso meio pelos relevantes serviços prestados aos que necessitavam e aos que recorriam à sua proteção.

O seu desaparecimento causou enorme magua na pobreza de Sant’Ana que confiava, em todas as vicissitudes, nos seus grandes dotes de caridade guiados pelo mais bondoso dos corações.

Desaparece aos 70 anos de idade, deixando viúvo o sr. Rufino Nunes de Paula, pessoa de real valor e prestigio no municipio, e filhos Genesio Pereira Guimarães, d. Maria Guimarães Amorim, casada com o dr. Sebastião de Castro Amorim e dr. Urias Nunes de Paula.

O sepultamento se deu no dia 22, ás quatro horas da tarde, na Vila Sant’Ana, com o comparecimento de todas as pessoas gradas e das familias locais, indo desta cidade os srs. dr. Aristides Alves Pereira, juiz de direito da Comarca; dr. Delfim Borges da Fonseca, representando o Prefeito Fonseca Sobrinho; dr. Geraldo Tomaz de Magalhães, tambem representando o cel. Farnese Dias Maciel, presidente do P.S.D.; d. Walda Magalhães Maciel, representando o dr. Adelio Dias Maciel; dr. Paulo do Prado Brandão, vice-presidente do P.S.D.; dr. José Olimpio Borges e senhora; dr. Ernani de Morais Lemos, representando “Folha de Patos” e o Major Edmundo Dias Maciel, delegado de policia; Abner Afonso de Castro; dr. Joseph Borges de Queiroz; dr. Zama Alves Tiburcio, também representando o cel. Osorio Dias Maciel; dr. Diomar de Matos; Sebastião Alves do Nascimento; Leão Teotonio de Castro e filhos; Wladimir Nascimento; d. Ana Magalhães; senhoritas Waldete Nascimento e Maria Magalhães. De Guimarania, alem de outras pessoas, os coroneis Pedro Francisco Guimarães e Francisco Pedro Guimarães. Ao baixar o corpo á sepultura, depois das cerimonias religiosas, falou o dr. Diomar de Matos que, em comovente oração, salientou o grande pesar que o triste acontecimento causou em todas as camadas sociais.

“Folha de Patos” que se fez representar no ato de sepultamento, envia sentidos pesames a toda a familia enlutada.

* Fonte: Texto publicado com o título “Falecimento – D. Inácia Maria da Costa” na edição de 26 de agosto de 1945 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Quatro primeiros parágrafos do texto original.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe