O porquinho-da-índia Sheltie, também conhecido pelo nome de “Silkie”, tem o pelo muito comprido. É sua principalmente característica e muitos criadores chamam seu pelo de “casaco”, pela forma com que ele cresce ficando mais comprido nas nádegas. Ele se desenvolveu na década de 1970 devido ao cruzamento entre porquinhos da raça peruana e a self-black.
Seu peso ideal fica entre 680 gramas e 1,170 kg, mas o peso deve sempre ser conferido com um veterinário de confiança – porquinhos da índia desenvolvem vários problemas de saúde se estiverem acima do peso e estar abaixo do peso, também pode ser sintoma de algum problema. Eles chegam a ter entre 20 a 25 cm de comprimento. Existe um recorde de um porquinho da índia sheltie que viveu 14 anos, mas quando vivem em dupla ou grupos, de forma saudável e no cercado ideal, vivem na média de 5 a 8 anos.
Muitas pessoas confundem o Sheltie com o Peruano, mas são diferentes, é só prestar atenção na aparência deles. Shelties têm os pelos um pouco mais curtos e a diferença mais significativa é que seus pelos não vão cobrir o rosto, ao contrário dos Peruanos, onde seus pelos vão para os todos os lados. O pelo do Sheltie é muito macio e fácil de cuidar, é preciso uma escovação semanal para evitar nós e diminuir a queda diária. É preciso apará-los com certa frequência, para não arrastar no chão, formar nós e ficar sujo – e ele não gosta de nada disso (nem de aparar nem quando esta grande demais).
A parte da alimentação, como feno, vitamina C e vegetais é a mesma para todas as raças, mas o Sheltie a ficar gordinho rápido, então não se deve descuidar da quantidade certa. Toda e qualquer raça requer uma visita anual ao veterinário para saber se esta tudo bem.
Ele é gentil e afetuoso – na verdade, é considerado o mais gentil de todas as raças de porquinhos-da-índia. Por causa de sua natureza doce e gentil, ele é um ótimo animal de companhia para crianças. É necessário atenção, amor, exercícios e brincadeiras, o que torna um animal de companhia ideal.
Uma coisa a se notar é que Shelties são bastante tímidos quando são apresentados a novos humanos e pode levar algum tempo para se familiarizarem. No entanto, uma vez que eles estão acostumados com a presença humana e sabem que não é uma ameaça, são animais muito amorosos.
* Fonte: Texto de Stephanie Ferreira em porquinhosdaindia.com.br porquinhosdaindia.com.br.
* Foto: Caviario Arrais.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.