CULTURA

Postado por e arquivado em DISTRITOS, MAJOR PORTO.

O folclore em Major Porto, como em toda a região, está mais concentrado nas Folias de Reis, com destaque para as folias de Zeca Mota, Horizonte Alegre e de Major Porto. Há pequenos grupos de dança da Catira e também alguns ternos de Congados.

No Distrito, propriamente não há artesãos de maior monta. Destacam-se algumas bordadeiras, crocheteiras e tricoteiras.

Na Literatura destaca-se o professor Hildo Honório do Couto, doutor em linguística da UNB e autor de O que é Português Brasileiro, O Falar Capelinense (Uma Visão Sóciolinguística) e outros. Também Donaldo Amaro Teixeira está presente com Patos de Minas – Histórias Que Até Parecem Estórias, e em parceria com Manoel Mendes do Nascimento (Pompéia), Histórias Que Até Parecem Estórias. Um dos principais moradores, na década de 1940, foi o intelectual mineiro, Dr. Agripa Ulisses de Vasconcelos – poeta e romancista da Academia Mineira de Letras, médico que atuou na Vila entre 1943 e 1947.

Destaque maior no mundo da música é Maurício Rabelo, cantor sertanejo de rádios de Brasília, com dois discos gravados: Desejo Antigo e Tudo Posso. Além de Brasília tem muita audiência no Estado de Tocantins, onde é bastante popular, a ponto de se eleger Deputado Federal por esta unidade do País.

A população se diverte nas boates de suas lanchonetes. É quando se dá o encontro da sociedade, principalmente os jovens. Uma característica local marcante de diversão, é a dança na rua, aos domingos. A juventude se reúne e, ao som dos carros ali estacionados, dançam a céu aberto, sob assistência do significativo número de pessoas da comunidade.

A Festa de Major Porto foi criada no início de 1997, com o objetivo de reformar a Igreja, numa iniciativa do professor Carlos Coimbra. O resultado foi surpreendente. Durante a festa houve shows, barracas, cavalgada, rodeios, baile com desfile de modas, desfile estudantil com a participação da Fanfarra de Lagoa Grande. A segunda, realizada em julho, já veio com a inovação de reunir os majorportenses ausentes e realizar o 1.º Churrascando. Também houve a eleição da Rainha de Major Porto, elegendo-se Viviane Aparecida da Silva. A 3.ª Festa aconteceu de 13 a 15 de novembro, com a participação da E. E. Major Porto, CDC e Paróquia de Nossa Senhora das Dores. O desfile estudantil, em rica alegoria, teve como tema os “500 anos do Brasil”. O padre Nilson André Fernandes, que muito trabalhou na reforma da Igreja, durante dois anos, foi homenageado com o título de “Cidadão Majorportense”. No baile de encerramento foi coroada a rainha Poliana Magela Coimbra Melo.

No ano 2000 a vibração maior foi com a presença da Banda Swiming de Brasília e com serenata percorrendo as ruas da Vila, acompanhada pelos padres Nilson e Roldão. Na oportunidade, 32 residências receberam os seresteiros. Nesta festa a rainha eleita foi uma majorportense ausente, Poliana Dias. De ano para ano a festa vai tomando vulto e procurando apresentar novidades. Espera-se que nas outras haverá sempre o mesmo entusiasmo e a mesma vibração, não só da população local, mas também de todos os visitantes provenientes da região, de Patos de Minas e de outros Estados.

O esporte se resume à educação física, ministrada na Quadra Poliesportiva da Escola Estadual, construída na década de 1990, com o objetivo também de atender, fora dos horários escolares, membros da comunidade que queiram praticar o seu esporte. A população lembra, com saudade, do Benfica Esporte Clube que, durante muitos anos foi campeão nos jogos do “Peladão”, promovido pela Rádio Princesa de Lagoa Formosa. Depois passou a ser conhecido como “Fazendão”. O Benfica foi considerado o melhor time regional e ninguém se esquece do artilheiro de todos os campeonatos, Roberto Coimbra.

* Fonte e foto: Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.

Compartilhe