CÁGADO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

Cágado é um nome genérico que designa as tartarugas de água doce. São conhecidos também como “tartarugas pescoço de cobra”, devido ao fato de apresentarem pescoço mais comprido e estreito que o das tartarugas. Algumas vezes, o pescoço do cágado chega a ter o mesmo comprimento de sua carapaça. Para proteger a cabeça sob a carapaça, o cágado dobra o pescoço para o lado. Outra diferença entre cágados e tartarugas é o tamanho. Os cágados são muito menores, geralmente, chegam a, no máximo, 35 cm de comprimento.

As tartarugas podem ser marinhas ou de água doce. Elas têm o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença importante é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para de entro do casco, como fazem os cágados. O jabuti é o único entre esses três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra. Ele também pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico, que lembram as de um elefante.

O cágado distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre. Já as diferenças em relação às tartarugas são sutis. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo. Vivem próximos à água doce, à beira de rios, açudes e lagos. Preferem ambientes com temperatura entre 10° e 35° C, enquanto a temperatura da água deve variar entre 15° e 25° C. Em temperaturas inferiores a essas podem ficar doentes. No inverno, é comum que estes animais hibernem. O acasalamento ocorre dentro da água. Após algum tempo, as fêmeas enterram seus ovos em um buraco no solo. Cada espécie tem suas peculiaridades em relação a tamanho, peso e tempo de incubação. Considerando o Cágado-Cabeçudo, por exemplo, a média de ovos em cada postura é de seis a sete, pesando em média 14g e têm cor creme. O tempo de incubação varia entre 80 e 130 dias. Ao nascerem, os filhotes têm cerca de 4 cm e pesam cerca de 10 gramas, em média. É comum a postura ocorrer duas vezes em uma mesma temporada. Possuem hábitos diurnos. Nas zonas mais frias, entram em hibernação e, nas zonas mais quentes, permanecem ativos todo o ano. No entanto, nos meses mais quentes, podem estivar (estado de dormência), enterrando-se no fundo da massa de água.

O cágado comum tem uma dieta diversificada, podendo alimentar-se de algas, plantas aquáticas, invertebrados, anfíbios (larvas e adultos) e peixes. Cumpre uma importante função na cadeia trófica, já que constitui alimento para diversos animais, como a lontra, javali, raposa e outros carnívoros, bem como para aves como garças, cegonhas e rapinas.

Como motivos que podem levá-los ao risco de extinção, a destruição do habitat, com alteração e destruição de cursos de água; drenagem de pântanos para exploração agrícola; destruição da vegetação; poluição; capturas intencionais para comercialização como animal de estimação ou manutenção em cativeiro; capturas intencionais para venda como iguaria gastronômica; introdução de espécies exóticas, como a Tartaruga de Faces Rosadas, que compete em termos de território e alimento com as espécies nacionais; acidente – mortalidade causada por redes de pesca.

São boas companhias para pessoas que gostam de animais, mas não se dispõe de muita disponibilidade para ter um animal que necessite de um pouco mais de energia e atenção de seu dono, como é o caso dos cães por exemplo. Muitas pessoas gostam de apreciá-los andando pela casa ou pelo jardim, porém eles precisam de um lugar para descanso e paz, então por isso existe uma necessidade de obter um viveiro ideal. Como todo animal, eles gostam de natureza, então o quanto mais perto da natureza o viveiro estiver será melhor, mas se não for possível, procure aderir alguns troncos ou galhos, terra e coloque um recipiente com água ou faça um laguinho para ele desfrutar de alguns mergulhos durante o dia. Deixe um espaço para ele sair, pois essa espécie precisa sair da água para respirar, e um dos erros mais comuns cometidos por alguns donos de cágados é deixá-los em potes somente com muita água sem alternativas para sair, o que pode provocar afogamento. A maioria não consegue se reproduzir em cativeiro, a não ser que o ambiente imite o da natureza, por isso existe essa necessidade de se preocupar com esse aspecto no estilo do viveiro.

Eles são onívoros, se servem de diferentes tipos de alimentos. Em cativeiro, podem ser oferecidom vegetais, peixe, camarões, lesmas, camundongos, minhocas, rações para carpas ou até mesmo as de cães e gatos. Em média a expectativa de vida é de pelo menos 70 anos, porém existam pessoas que afirmam que esse tipo de animal pode viver até 100 anos. Seja 70 ou 100 anos, isso indica que, os cágados são uma companhia que pode durar por uma vida toda, por isso é muito importante cuidar bem deles e se habituar com sua presença no seu dia-a-dia.  Quando jovens, possuem uma coloração mais viva, e a medida que envelhece essa coloração diminui.

É considerado pela legislação como um animal silvestre, por isso para tê-lo em domicílio, segundo a legislação brasileira, é preciso que seja oriundo de um criadouro e registrado junto ao órgão ambiental. Até 2011 esse registro era realizado pelo IBAMA. Atualmente os órgãos estaduais de Meio Ambiente é que detêm a competência de registro dos criadouros comerciais de fauna silvestre. Apesar da proibição, o cágado é tradicionalmente criado como animal de companhia em diversas partes do país.

* Fontes: Lproweb.procempa.com.br e portalpets.com.br (Maria Paula).

* Foto: Quintadasmanas.pt.

Compartilhe