ADAIRTO GONÇALVES DOS ANJOS ATÉ 1981

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Filho de Lázaro Gonçalves dos Anjos e Geralda Gonçalves dos Anjos, nasceu no Distrito de Santana de Patos, em 21 de dezembro de 1944.

Fez o curso primário no Grupo Escolar “Marcolino de Barros”, no período de 1952 a 1956, para nos quatro anos seguintes, fazer o curso ginasial, na Escola Normal Oficial de Patos de Minas, cursando a seguir, de 1961 a 1963, o científico, no então Colégio Municipal de Patos de Minas (hoje Estadual).

No ano de 1964, ingressou na Escola de Engenharia da UFMG, onde se formou Engenheiro Civil, cinco anos depois.

Aluno sempre brilhante, mostrou desde cedo o pendor para o Magistério e para exercê-lo bem, era preciso estudar mais. No ano seguinte, mediante exame de seleção, para preenchimento de quinze vagas, foi admitido como aluno, no curso de Mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares do Instituto de Pesquisas Radioativas da UFMG, em Convênio com a Comissão Nacional de Energia Nuclear, da qual, foi bolsista.

De Julho de 71 a Março de 74, fez o Mestrado em Matemática no Instituto de Ciências Exatas da UFMG, Departamento de Matemática.

Estágios

Foi Professor Colaborador de Ensino da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFMG, nos anos de 67 a 68 da disciplina Complementos de Matemática e Estatística, admitido mediante exame de seleção, para preenchimento de uma vaga.

Estagiou na Secção de Aparelhos de Irradiação, no setor do Reator Nuclear, no I.P.R., no período de Fevereiro a Dezembro de 68, em regime de tempo parcial. Sua bolsa foi financiada pelo Conselho de Pesquisas da UFMG.

Participação de bancas examinadoras e outras atividades acadêmicas

Participou de duas bancas examinadoras de Concurso Público, para Professor Assistente, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Foi representante dos professores Auxiliares de Ensino na Congregação do ICEx, em 73. Participou de vários Seminários de Matemática, em nível de pós-graduação, no Departamento de Matemática do ICEx, a partir de 1974. É sócio efetivo da Sociedade de Matemática e participou, como ouvinte, de todos os Colóquios Brasileiros de Matemática (realizados bienalmente em Poços de Caldas) desde 1971. Sua área de pesquisa: Sistemas Dinâmicos.

Concursos realizados

Foi Professor Auxiliar de Ensino da Cadeira de Cálculo da Escola de Engenharia da UFMG, admitido por concurso público, em março de 1970.

É atualmente, Professor Assistente do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas − ICEx-UFMG, em dedicação exclusiva, admitido por concurso público, em março de 1974 e Professor de Métodos Matemáticos do Curso de Mestrado em Engenharia Metalúrgica da Escola de Engenharia  da UFMG.

Trabalhos publicados

1) Endomorfismos Expansores de Variedades Compactas (Tese de Mestrado);
2) Números de rotações, generalizações e aplicações do estudo dos exemplos de Cherry;
3)Trabalho em via de conclusão: Os campos polinominais de grau K, no toro T², de Morse-Smale, são densos na totalidade daqueles campos.

Casado com Adélia Maria Ferreira dos Anjos, é pai de Adriano Ferreira Gonçalves, Isabela Ferreira Gonçalves e Patrícia Ferreira Gonçalves.

Ao enviar-nos os seus dados, o Prof. Dr. Adairto Gonçalves dos Anjos, assim se manifestou: “Encaro este gesto de “A DEBULHA”, de publicar currículos de ‘Patenses Ausentes”, não só como uma homenagem pessoal que muito nos honra, porque ela vem de pessoas sérias, mas também, como uma forma valiosa de incentivo, para nós, Patenses de nascimento e de coração, que lutamos por algum ideal”.

* Fonte e foto: Texto publicado na coluna Conterrâneo Ausente com o título “Prof. Dr. Adairto Gonçalves dos Anjos” e subtítulo “Professor Assistente do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas − ICEx-UFMG, em dedicação exclusiva e Professor de Métodos Matemáticos do Curso de Mestrado em Engenharia Metalúrgica da Escola de Engenharia da UFMG” na edição n.º 16 de 15 de janeiro de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

Compartilhe