ANTONIA E EUCLIDES

Postado por e arquivado em DIVERSOS, ESPORTES.

A1Como já se vem tornando quase que uma tradição, mais uma vez Patos de Minas se destacou no cenario esportivo do país, com o sucesso obtido por dois elementos do seu quadro natatorio, no XVII Campeonato Brasileiro de Natação, realizado na piscina do Pacaembú, na capital paulista de 23 a 26 de março último, integrando a representação de Minas Gerais: Antonia Sampaio e Euclides Pinheiro.

Os dois jovens e futurosos nadadores, que tantos e assinalados êxitos têm conquistado no empolgante esporte, quer no Campeonato do Interior e Mineiro, quer no certame nacional de Infanto-Juvenis, acabam de aumentar o patrimônio de glorias do Patos Tênis Clube, conseguindo, na competição máxima da aquatica brasileira, dois honrosos terceiros lugares, nas provas de 200 ms. e 400 ms. de peito, respectivamente, o que equivale a dizer, alguns preciosos pontos para a equipe das Alterosas, a quem coube a 3.ª colocação na contagem geral.

Levando-se em conta que atuaram em clima diferente e ambiente estranho, sem certos recursos de preparação de que não dispomos, e que enfrentaram veteranos na classe de adultos, maior mérito ainda devemos atribuir à proeza da Tonha e do Quidinho – como na intimidade são conhecidos – mormente se atentarmos para o fato de que desfilaram eles ao lado dos grandes ases da natação brasileira, como Piedade Coutinho, Edite Groba e Willy Oto Jordan.

Não podiamos deixar de render, de público, o nosso caloroso aplauso a essa brilhante dupla que tão auspiciosamente soube elevar o renome esportivo da terra do trigo e do diamante, na certeza de que novos e significativos triunfos alcançarão no futuro próximo, mercê da dedicação e do valor que lhe são inerentes, fazendo com que cresça cada vez mais, por aí afora, o prestigio da Canaan do Oeste.

Nunca se esquecendo, porém, do homem que é responsavel por esse milagre, o técnico, o preparador e animador do Patos T. C., Ademar de Paula Rodrigues, que tambem pertence à estirpe daqueles que – para usar a feliz expressão do prefeito Guimarães, alhures empregada – não sendo daqui, tem feito mais por Patos do que muitos patenses natos.

* Fonte: Texto publicado na edição de 16 de abril de 1950 do jornal O Patense, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Dicastruges.blogspot.com.

Compartilhe