CAMALEÃO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

CAMALEÃO 1Camaleão é o nome dado a todos os animais pertencentes à família Chamaeleonidae, uma das mais conhecidas famílias de lagartos. Há cerca de 80 espécies, a maior parte delas na África, ao sul do Saara, estando também presentes em Portugal e na Espanha. Diferentes espécies habitam diferentes ambientes, como montanhas, florestas pluviais, savanas e às vezes desertos e estepes. Acredita-se que os indivíduos que vivem nos setores mediterrânicos europeus derivem de exemplares introduzidos pelo homem em épocas remotas.

Distinguem-se de outros lagartos pela habilidade de algumas espécies em trocar de cor. A família teve origem há mais de 100 milhões de anos, quando se separou dos Agamidae, de acordo com o registo fóssil. O nome Camaleão é derivado do grego e significa “leão da terra”: chamai (na terra, no chão) e leon (leão). Habitam, em sua maior parte, árvores. Mas também são achados em alguns arbustos e algumas espécies vivem no chão, por baixo de folhas. Podem passar de uma árvore a outra graças à sua cauda preênsil e aos pés em forma de pinças.

Podem chegar aos 60 centímetros de comprimento, com uma língua muito grande com uma ponta grudenta para pegar suas presas. Movimentam-se com lentidão para não serem notados antes do ataque. Conseguem, com grande velocidade, estender a língua quase um metro. Seu período de maior atividade é a manhã e o final do entardecer. Não são caçadores ativos. Ao invés disso, preferem ficar horas imóveis esperando uma presa passar por eles. Alimentam-se basicamente de artrópodes e de pequenos vertebrados (mariposas, besouros, grilos, joaninhas, gafanhotos, e moscas; também comem folhas, principalmente secas). Em cativeiro comem frutas como mamão, banana, pequenos pedaços de maçã, mas essa dieta só é válida para animais adultos: filhotes são quase exclusivamente insetívoros.

Os olhos podem ser movidos independentemente para qualquer direção, o que lhe confere aparência curiosa. Quando vê uma presa, pode fixá-la com um olho e utilizar o outro para verificar se não há predadores nas redondezas. Os olhos são recobertos por uma pálpebra que deixa livre apenas uma pequena área circular no centro, que corresponde à íris e a pupila.

Sua pele possui bastante queratina, o que apresenta uma série de vantagens (em especial, a resistência). Mas essa característica faz com que o camaleão precise fazer a “muda” de pele durante seu crescimento (a pele antiga descama, dando lugar a outra), assim como fazem as serpentes e outros lagartos. Em países como a Espanha ele é bem vindo e também muito conhecido, onde muitas pessoas os adotam como animais de companhia.

Na Amazônia e na Região Nordeste o lagarto conhecido como Iguana (Iguana iguana) é por vezes chamado de Camaleão, embora pertença a uma família diferente (família Iguanidae). A espécie também é conhecida localmente como Sinimbu. A Iguana não sofre pressão de caça intensa, principalmente pela falta de tradição como alternativa alimentícia pelas comunidades rurais. No entanto, existem relatos de consumos de ovos por algumas comunidades ribeirinhas da Amazônia. Pratos feitos com o animal também são ocasionalmente preparados pelos nativos. Há casos da presença de autênticos Camaleões na Amazônia que foram introduzidos pelos portugueses. Esses animais se adaptaram com sucesso ao habitat da floresta.

Os lagartos do gênero Anolis também são às vezes chamados de Camaleões, devido à sua habilidade de mudar de cor, mas, assim como a Iguana, eles não são Camaleões verdadeiros, pois pertencem a outra família.

São bichos dos mais populares entre os fãs de animais exóticos. Como não é uma espécie nativa, a legislação brasileira não proíbe a criação de Camaleões como animais de companhia, desde que estejam em criadouros adequados. Essa permissão não vale para o “camaleão da Amazônia”, que é nativo.

Vivem a maior parte de suas vidas solitariamente, e são bastante agressivos contra outros membros de sua mesma espécie, mesmo que sejam fêmeas. O hábito solitário só é abandonado na época de acasalamento, quando o macho desce das árvores à procura de fêmeas. Os camaleões mordem se forem provocados, mas a mordida não causa dores muito fortes.

A mudança de cor tem um papel importante na comunicação durante lutas: as cores indicam se o oponente está assustado ou furioso. Acidentalmente, a mudança de cor pode ajudar na camuflagem do animal, embora esta não seja uma ocorrência frequente, e sim ocasional. Possuem células especializadas em duas camadas sob a pele externa transparente. As células na camada superior, chamadas de cromatóforas contêm pigmentos amarelos e vermelhos. Abaixo das células cromatóforas há outra camada e células: as guanóforas, que contém uma substância cristalina e incolor (a guanina). Os guanóforos refletem, entre outras, a cor azul da luz incidente. Se a camada superior de cromatóforas for amarela, a luz refletida se torna verde (azul + amarelo). Uma camada de pigmento escuro (melanina) contendo melanóforos está situada ainda mais profundamente, abaixo das guanóforas refletoras de luz azul e branca. Estes melanóforos influenciam o brilho e a claridade da luz refletida. Todas essas diferentes células pigmentares podem relocar seus pigmentos, influenciando assim a cor da luz que é refletida.

CAMALEÃO 2O adquirir um Camaleão, o ideal é comprá-lo com 3 a 8 semanas de vida. Primeiro vamos precisar de um terrário, já que vai ser a moradia dele precisamos adaptar o máximo possível às condições da natureza. Precisa ser grande o suficiente para que ele possa se movimentar, porém nada de exageros já que são animais que não andam muito, pelo contrario, são bem parados e tranquilos. De preferência compre terrários que são grandes no comprimento já que eles gostam de locais altos. Dentro desse terrário a decoração deve ser de acordo, procure colocar muitos troncos de arvores, arbustos pequenos, areia, galhos, rochas e muitas plantas já que é onde eles normalmente ficam para se esconder. Porém use o bom senso, não vá entupir de decorações, deixe um espaço livre. E procure manter o terrário em um espaço onde não haja muita movimentação e não tenha muito barulho, pois eles facilmente ficam estressados.

Se ele estiver lambendo objetos brilhantes é porque está com sede, procurando por orvalho para lamber. Usando um spray, jogue água nas folhas ou laterais do aquário para que ele possa beber. Você pode comprar uma cachoeirinha. Elas custam um pouco mais, mas são bonitas e bem úteis. Algumas pessoas conseguiram ensinar seus Camaleões a beberem em tigelas. Veja se consegue treinar o seu.

Garanta uma temperatura ideal no viveiro. Coloque uma lâmpada de aquecimento na parte de cima dele. Desta forma, o camaleão pode subir e se esbaldar no calor, caso queira fazer isso, mas pode descer e se esconder se estiver quente demais. Um simples ponto de calor gerado por uma lâmpada de 60 W funciona bem também. Ele deve ficar entre 29º e 33º. O ideal é uma luz de qualidade com o espectro completo de UVA/UVB. Deve ser uma lâmpada de bulbo, não fluorescente. Ela ajuda a produzir Vitamina D para absorver melhor o cálcio. Um tempo fora do viveiro se aquecendo sob o sol é outra forma de seu Camaleão conseguir Vitamina D. Desligue a lâmpada à noite, pois eles preferem menor temperatura no período.

O chão do terrário deve conter algum material que ajude a manter a umidade. Lascas de casca de coco funcionam bem. Garanta que o viveiro esteja com um nível adequado de umidade. Compre um higrômetro barato para medir esse nível. Se ele estiver abaixo dos 50%, ajuste o sistema de nebulização ou água para manter o animal confortável. Cuidado também com um nível alto demais; um valor acima dos 80%, com frequência, pode levar a fungo e bolor. Use um sistema de gotejamento. Os melhores têm um sistema de timer.

Espirre ou nebulize seu Camaleão. Você pode usar uma garrafa em spray comum. Espirre água nas folhas dentro do terrário. Isso ajuda a aumentar a umidade e também permite que o animal beba água. Ela deve estar morna, mas não quente. Compre um spray de pressão. Ele permite a você espirrar uma névoa bem fina. Você pode também comprar um sistema automático de nebulização, mas eles costumam custar caro e podem ser difíceis de se instalar.

Interaja com ele. Interagir com seu Camaleão não é mandatório, mas pode ser bem divertido. Cada animal tem uma personalidade diferente, e alguns gostam de ser manipulados mais do que os outros. Alimentar seu camaleão manualmente é uma boa forma de interagir com ele, para que ele não se torne agressivo em relação a você. Você também pode levar seu camaleão pra passear e pegar um solzinho. Levá-lo pra tomar um solzinho é uma ótima forma de dar a ele os raios UVA e UVB dos quais ele tanto precisa para se manter saudável. Além de camaleões amarem se refestelarem sob o sol, isso também os mantêm saudáveis.

Mantenha o viveiro limpo. Remova qualquer coisa morta que esteja no fundo, ou parasitas e bactérias virão. Lembre-se de tirar o camaleão quando for fazer isso, para que ele não fique perturbado. Crie uma solução de limpeza usando água e um pouco de detergente de louça. Esguiche nas paredes, no chão e em qualquer coisa que não seja natural, como plantas e galhos. Use papel toalha para terminar a limpeza e secar. Nebulize o viveiro e seque novamente as superfícies com papel toalha. Troque o material no chão com frequência para remover animais mortos, pele solta, matéria fecal, bolor, fungo, etc.

Eles não gostam de outros da mesma espécie. Inserir outro camaleão no viveiro não é a melhor das ideias. Se você tiver uma fêmea, procure por sinais de que ela esteja ficando pronta para pôr ovos. Elas podem iniciar a postura entre 4 e 6 meses de vida, e podem pôr até 3 ninhadas de ovos por ano. Elas precisam de um lugar para enterrar e pôr seus ovos.

Camaleões são répteis que não gostam muito de serem pegos, então não fique triste se o seu não parecer dar muita bola para você. Talvez este não seja o melhor para você.

* Fontes: Wikipédia, Bichosbrasil.com e Pt.wikihow.com.

* Foto 1: Bioretro.eco.br.

* Foto 2: G1.globo.com.

Compartilhe